terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Chuvas - teresina está preparada?




Reparem nesta imagem, o rio Tietê ao fundo e a avenida marginal são uma coisa só, está tudo nivelado. Isso é um exemplo de urbanização muito mal sucessedida e sem o menor planejamento. Quem lembra das aulinhas de geografia do ensino fundamental, certamente já ouviu falar nas terras chamadas várzeas, elas situam-se além das margens dos rios e estão sujeitas a inundações períodicas e, em alguns lugares do Brasil, como na Amazônia, inundações diárias. Ou seja, as várzeas fazem parte do rio, em alguns períodos do ano as várzeas são o próprio rio.
Mas o que fizeram em São Paulo? Construiram avenidas em cima das várzeas. As marginais do Tietê e Pinheiros estão em cima daquilo que ainda é perímetro dos rios. Não tem como as águas deixarem de invadir, é a natureza cumprindo seu papel, nenhum poder público, por mais boa vontade que tenha, vai impedir que esse fenômeno natural ocorra todos os anos.
Teresina é cortada por 2 rios perenes, o Poty e o Parnaiba, que ao contrário dos rios da capital paulista, ainda estão vivos, lépidos e fagueiros, não sei por quanto tempo. Nossas avenidas marginais não estão sobre as várzeas desses rios, não são tomadas pelas águas periodicamente como ocorre em São Paulo. No entanto, nossas avenidas são invadidas pelas águas do rios quando ocorre uma grande enchente, de grandes proporções, não um inverninho qualquer, mas daqueles que demoravam até décadas para ocorrer. Eu disse demoravam, porque aconteceu um fenômeno que eu não tinha notícia que já houvesse acontecido na história do Piauí: duas grandes enchentes seguidas, 2008 e 2009, antes destas, só havia ocorrido uma enchente tamanha em 1985, de lá pra cá, só inverninhos normais e algumas vezes, fracos. Pelo que tenho visto nos telejornais, o sul e o sudeste está acometido de fortes precipitações pluviométricas, inundações, desabamentos e mortes, isso tudo também aconteceu ano passado, com mais intensidade, diga-se, mas é um aviso de que poderemos ter outra mega inundação em Teresina para o ano que vem. O que nossas autoridades estão fazendo a respeito dessa iminência? Estão se precavendo? Estão preparadas? Duvido muito, vai ser como em enchentes anteriores, apenas tentar remediar e chorar o leite derramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário